2012

Vencedores do IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia serão conhecidos hoje na UFSC

Júri popular – “Somos todos iguais”

 

Os alunos e alunas da rede pública de ensino da Grande Florianópolis que participaram do IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas serão homenageados na tarde de hoje, quarta-feira (23 de maio), às 14 horas, pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Neste dia, serão premiados os vencedores das categorias júri popular, júri científico (categorias níveis ensinos fundamental e médio) e júri NIGS, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Este ano, 88 trabalhos foram inscritos representando 11 escolas. As criações expostas no hall do CFH foram submetidas à votação de estudantes, professores, servidores e visitantes da universidade. Já os pesquisadores do núcleo de pesquisa coordenado pela antropóloga Miriam Pillar Grossi votaram na categoria júri NIGS.

Júri Científico – categoria Ensino Médio: “Deixe a flor do respeito desabrochar em você! Diga não às fobias!”

Os cartazes vencedores na categoria prêmio NIGS receberão um troféu e um conjunto de livros sobre gênero e sexualidade para a biblioteca da escola. Nos júris científico e popular, os vencedores receberão prêmios individuais.
O concurso é apoiado com recursos da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Florianópolis e do Proextensão UFSC.

O quê: premiação do IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas.
Quando: hoje, quarta-feira (dia 23 de maio), 14 horas.
Onde: auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira os premiados e visite a exposição online

Júri popular

1º lugar
Título do cartaz 7: “Somos todos iguais”
Escola E. E. B João Gonçalves Pinheiro.
Alunos e alunas: Isadora Rosa Pires, Yasmin Augusto Adame, Julia Bernardes Rachadel e Nathália Rosa Pires.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

2º lugar
Título do cartaz 9: “Homofobia é crime”.
Escola E.E.B. João Gonçalves Pinheiro.
Alunos e alunas: Maria Eduarda Oliveira, Heitor Conceição Cameu, Natascha Cardoso Gonçalves, Kaluany Arruda.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

3º lugar
Título do cartaz 118: “Uma pessoa heterossexual, uma pessoa homossexual”
E.E.B. Dr. Paulo Fontes.
Alunas: Salonyn Sharon Reis e Stephanie Marcondes.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

Júri Científico – categoria Ensino Fundamental: “Na luta contra a homofobia”

Júri Científico – categoria Ensino Fundamental

1º lugar

Título do cartaz 18: “Na luta contra a homofobia”
Escola E. E. B João Gonçalves Pinheiro.
Alunos e alunas: Iago Rey, Mateus Nonato, Bruna Matarello, Carlos Eduardo dos Santos.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

2º lugar
Título do cartaz 07: “Somos todos iguais”.
Escola E. E. B João Gonçalves Pinheiro.
Alunas: Isadora Rosa Pires, Yasmin Augusto Adame, Júlia Bernardes Rachadel e Nathália Rosa Pires.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

3º lugar (empate)
Título do cartaz 52: “Somos todos humanos”.
E.E.B. Idelfonso Linhares.
Alunas: Luiza Martins e Marlise Keller.

3º lugar (empate)
Título do cartaz 56: “Há uma história por trás de cada pessoa. Há uma razão pelo qual, elas são do jeito que são. Então, não julgue”
E.B.M. Luis Cândido da Luz.
Alunas: Thays Farias e Tatiana de Oliveira.
Coordenadora Salete dos Santos.

Júri Científico – categoria Ensino Médio

1º lugar

Título do cartaz 101: “Deixe a flor do respeito desabrochar em você! Diga não às fobias!”
E.E.B. Jurema Cavalazzi.
Aluno: Charles Fernando Constantino.
Coordenadora: Kizy Roberta Ribeiro.

2º lugar
Título do cartaz 118: “Uma pessoa heterossexual, uma pessoa homossexual”.
E.E.B. Dr. Paulo Fontes.
Alunas: Salonyn Sharon S. Reis, Steplanie Marcondes.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

3º lugar
Título do cartaz 107: “Vamos combater a homofobia”.
E.E.B. Dr. Paulo Fontes.
Alunos e alunas: Dara Marilen, Daffiny de Amorin, Lucas Setúbal, Mychael Ferreira.
Coordenadora Rita de Cássia Peres.

Júri NIGS

“Alusivo ao Dia Municipal de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia” (cartaz 1), de Bruna Eduarda de Souza Santos, Jadyane Martins e Francine lorenci, coordenadora Paula Dutra Muller, turma da 8ª série da Escola Laurita Dutra de Souza.

“Lesbofobia” (cartaz 2), de Isabela da Silva, Roberta José, Daiane Trindade, Laureane de Souza, coordenadora Hivanessa, turma da 8ª série da E.E.B. Getúlio Vargas.

“Homofobia não, eu respeito a diversidade” (cartaz 5), de Marcio da Rosa, coordenador Luiz Donizete, da E.E.B Bom Viver.

“Na luta contra a homofobia” (cartaz 18), de Iago Rei, Matheus Nonato, Bruna Martarello, Carlos Eduardo dos Santos, coordenadora Rita de Cassia, da 8ª série da Escola João Gonçalves Pinheiro.

“Não julgue aceite as diferenças” (cartaz 19), de Thais de Ferreira, coordenadora Marlise Keller, 8ª série da E.E.B. Idelfonso Linhares.

“Escolas e homofobia, nem pensar” (cartaz 28), de Nicole de Oliveira Costa, Jenifer Madeira e Daiane Cristina Brida, coordenador Marcelo, 7ª série da C.E.M. Maria Iracema Martins de Andrade.

“Há uma história por trás de cada pessoa. Há uma razão pelo qual elas são do jeito que são. Então, não julgue” (cartaz 56), de Tahys Farias e Tatiana de Oliveira, coordenadora Salete dos Santos, 7ª série da E.B.M. Luiz Cândido da Luz.

“Deixe a Flor do Respeito desabrochar em você. Diga não as fobias” (cartaz 101), de Charles Fernandes Constantino, coordenadora Kizy Roberta, 3º ano da E.E.B. Jurema Cavalazzi.

“Junte sua voz a nossa” (cartaz 117), de Anderson Valera dos Passos, Jessica Mazzini, Maria Carolina dos Santos e Helida Vanessa Jacomel, do 3° ano da E.E.B. Dr. Paulo Fontes.

“Chega! Vamos celebrar a paz” (cartaz 127), de Claudemir Arnaldo Raulino, coordenador Rogério, turma do magistério da E.E.B. Wanderley Junior.

“Somos uma única raça, a raça humana” (cartaz 59), Vitória de Almeida Braz, coordenadora Cassia Regina Garcia, da 5ª série do Instituto Estadual de Educação.



Exposição do Concurso de Cartazes sobre  Homofobia abre dia 17 de maio na UFSC 

O Dia de Combate à Homofobia, 17 de maio (quinta-feira), será marcado em Florianópolis pela abertura da exposição do IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas, às 13h30 horas, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este ano, mais de 80 trabalhos foram inscritos por escolas públicas do Estado. A cerimônia de premiação será no dia 23 de maio, às 14 horas.

Os cartazes expostos serão submetidos à votação na categoria popular – incluindo estudantes, professores, servidores e visitantes da UFSC – até o dia 22 de maio. Além da abertura da mostra de cartazes, o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) também promove na tarde de quinta-feira o terceiro módulo do curso de formação para professores, professoras e gestores e gestoras escolares sobre gênero, sexualidades, homo-lesbo-transfobia no cotidiano escolar. O foco é discutir temas relacionados à convivência com as diferenças raciais, religiosas, de classe, gênero ou orientação sexual. Outra preocupação é instrumentalizar os professores e professoras para práticas pedagógicas sobre estas questões.

O quê: abertura da exposição IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas.
Quando: quinta-feira (17 de maio), às 13h30. Visitação até o dia 22 de maio, das 8 às 22 horas.
Onde: hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Outras atividades:
A data do Dia 17 de Maio é celebrada internacionalmente desde 1990, quando a Assembleia Mundial da Saúde, órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Na capital catarinense, o Dia de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia foi instituído por lei municipal em 2007.
Este ano, será lançado na data o Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBT de Florianópolis, às 9 horas, na sala de reuniões do gabinete do Prefeito (rua Tenente Silveira, n° 60, 5º andar, Centro).
Este evento é uma realização da Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, assim como o Seminário Cidadania e Direitos Trans em Santa Catarina, que ocorre no dia 18 de maio, nos auditórios do CFH e do Centro de Educação (CED) da UFSC, a partir das 8 horas.

Mais informações, acesse: http://concursonigs.paginas.ufsc.br e www.pmf.sc.gov.br
Fone: (48) 3721-4135.



Mais tempo para se inscrever no IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia

cartaz2

O IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia ampliou o prazo de inscrições. Agora, os trabalhos de professores e alunos das escolas públicas catarinenses serão aceitos até o dia 11 de maio (sexta-feira).

Depois disso, as criações ficarão expostas no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e submetidas ao voto de acordo com os seguintes critérios: clareza e conformidade com o edital, comunicação do tema proposto no cartaz e estética e originalidade. A cerimônia de premiação será no dia 23 de maio.

Para os interessados em garantir sua participação em uma das categorias do concurso – científica, popular e prêmio NIGS –, a ficha de inscrição deverá ser submetida de forma online (http://concursonigs.paginas.ufsc.br), ou impressa e anexada no cartaz. O trabalho deverá ser apresentado até o dia 11 de maio, de manhã ou à tarde, na UFSC, campus Trindade, CFH, bloco D, sala quatro, departamento de Antropologia, Laboratório de Antropologia Social, NIGS.

Os cartazes vencedores na categoria prêmio científico receberão um conjunto de livros sobre gênero e sexualidade para a biblioteca da escola e cada membro receberá um prêmio individual, além de certificado de participação no concurso.
Cada cartaz pode ser produzido por até quatro alunos, trabalho que deve ser coordenado por uma professora, professor ou outro membro do corpo técnico-pedagógico.

Os cartazes deverão ser feitos em papel cartolina (tamanho 50 x 66cm) de qualquer cor e conter um título relacionado ao Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, (Lei Municipal 7.476/07) com texto e imagens a critério dos participantes.
No verso, devem ser escritas as seguintes informações: título e ano do concurso, nome da escola, nome completo dos alunos e alunas com ano e série cursada. Além do nome das professoras ou professores que coordenaram a atividade.

Mais informações, acesse: http://concursonigs.paginas.ufsc.br.
Projeto Papo Sério – 
Fone: (48) 3721-4135.

      O IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia, e Transfobia nas Escolas é promovido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) do Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM).