Quem somos – Projeto Papo Sério

Projeto Papo Sério

O projeto Papo Sério, foi um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pela professora Miriam Pillar Grossi, que ocorreu entre os anos de 2007 e 2015 e que consolidou-se como uma das mais importantes atividades realizadas pelo NIGS no campo da Educação, articulando gênero, sexualidade, diversidade e direitos humanos.  Teve como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com estudantes, professoras e professores das escolas públicas da Grande Florianópolis. Para isso, realizou três eixos de atuação distintos: as Oficinas temáticas, o Concurso de Cartazes e organização de eventos acadêmicos (seminários, intervenções, mesas redondas, debates) que celebram lutas feminista como o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o Dia de luta pelo aborto (28 de setembro), o Dia Internacional de combate à violência contra as mulheres (25 de Novembro), a Parada da Diversidade e também eventos organizados pelo NIGS como o TRANS DAY e as Jornadas NIGS.

PARCEIROS_PAPOSERIO

Além de levar o conhecimento da Universidade para a comunidade externa, as atividades do projeto estavam diretamente vinculadas tanto ao Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI/UFSC), como aos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Antropologia e Ciências Sociais, em que estavam matriculadxs a maioria dxs integrantes da equipe, que chegou a envolver, aproximadamente 30 pessoas, entre docentes, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores de graduação e pós-graduação.

TRAJETÓRIA

Apesar de o PAPO SÉRIO ter começado em 2007, o NIGS já estava inserido no campo da Educação alguns anos antes, quando em 2002 passou a desenvolver o projeto Oficinas de Gênero, uma iniciativa que envolvia um público variado: desde ativistas de movimentos sociais e estudantes universitárias até gestores e gestoras de políticas públicas. Além disso, a equipe do NIGS participou do projeto RIZOMA – Educação Multicultural e Movimentos Sociais, parceria que desencadeou na realização de um congresso naquele mesmo ano e posteriormente, em 2005, na publicação do livro “Movimentos sociais, educação e sexualidade”, sob organização de Miriam Pillar Grossi, Simone Becker, Juliana Cavilha M. Losso, Rozeli Maria Porto, Rita de Cássia F. Muller, pela Editora Garamond, do Rio de Janeiro.

Esses antecedentes e outros como as pesquisas “Ensino Religioso e Gênero em Santa Catarina” e a que analisou as representações de alunas e alunos e de professoras e professores sobre os temas da iniciação sexual e homossexualidades em 10 escolas de cinco regiões de Santa Catarina, ambas realizadas em 2007, serviram de base para formular concepção do projeto PAPO SÉRIO.

No ano de 2009, a inclusão do primeiro “Concurso de Cartazes sobre homofobia, lesbofobia e transfobia nas escolas” proporcionou um novo e importante eixo para o projeto, repercutindo na mídia local a ampliando o potencial de alcance do Papo Sério a uma parcela ainda mais ampla da comunidade escolar. O Concurso de Cartazes foi realizado até o ano de 2015, com exposições de cartazes nas escolas e na UFSC.

Em 2016, a Revista Papo Sério (clique para abrir) foi feita com colaboração de estudantes que participaram do projeto, com organização da professora Miriam Pillar Grossi.

Para mais informações, era preenchido previamente uma  ficha para o contato, até sua finalização em 2015.

Momento Lilás

Em 2020, lançamos a chamada oficial para escolas públicas de Ensino Médio da Grande Florianópolis interessadas em participar do projeto Momento Lilás. O projeto Momento Lilás é uma ação do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades – NIGS, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Por meio de atividades lúdico-pedagógicas, que incluem palestras, oficinas e dinâmicas abordando questões de gênero e diversidades racial, sexual e de deficiência, objetivamos trabalhar de forma ética, crítica e cidadã a perspectiva de gênero e diversidades nas escolas.
Para maiores informações : Momento Lilás e NIGS
(Clique na imagem, para melhor visualização)