Publicações – Comunicações em Eventos
Dinamizando estudantes: Reflexões sobre as Oficinas Temáticas do Projeto de Extensão Papo Sério – Guilherme Borges Laus (29º SIC UFSC)
O Projeto Direitos Humanos, Antropologia e Educação tem como proposta a avaliação de políticas públicas nas áreas de educação e diversidades nos Governos Lula e Dilma. Minha pesquisa esteve situada na frente do projeto responsável pela avaliação dos projetos de extensão que o NIGS/UFSC desenvolveu nas áreas de gênero e educação, em específico o Projeto de Extensão Papo Sério. Este atuou entre os anos de 2007 e 2015, promovendo a discussão sobre gênero, sexualidade, diversidades e violências em escolas públicas da Grande Florianópolis. Para tanto, ele contou com algumas frentes de atuação ao longo dos anos. Convidado pelas escolas, o Núcleo reunia equipes e programava eventos em formato de oficinas para se debater tais questões com esse público do ensino fundamental e médio. Interessado no desenvolvimento dessas Oficinas, meu objeto de pesquisa foram as dinâmicas que eram desenvolvidas com os estudantes, refletindo, através de suas propostas metodológicas, sobre os modos possíveis e potentes de se discutir essas temáticas nas escolas. Minha metodologia foi documental. Para entrar em contato com as dinâmicas das Oficinas Temáticas do Papo Sério, empreendi um processo de etnografia em arquivo, lendo os roteiros de oficinas arquivados desde a época do Papo Sério no acervo do NIGS. Ao ler, registrar, sistematizar e analisar estes dados, foi possível compreender quais dinâmicas eram postas em prática pelo Núcleo para se trabalhar essas discussões com essas e esses estudantes. Concluindo, ressalto o caráter de extensão que o Papo Sério tinha, entendendo o significado de pensarmos em uma Antropologia em extensão, fora dos limites universitários e comprometida com causas políticas e uma Antropologia que valorize projetos de extensão na formação de seus profissionais. Acerca das dinâmicas do Papo Sério, compreendi que é possível, ainda que as dezenas de dinâmicas distintas apresentem metodologias diferentes, enxergar princípios que orientaram o Projeto em “um todo”.
Ficha Técnica
Realizado por Guilherme Borges Laus. Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), UFSC, 2019.